APJN

Instituto Missionário Rosa Mística

Inspirado na parábola do Bom Samaritano, o Instituto Missionário Rosa Mística-Comunidade Rosa Mística é uma proposta de vida consagrada a serviço dos que se encontram “caídos à beira do caminho”. É formado por mulheres e homens católicos praticantes e constituído pelos estados de vida: religioso feminino e masculino, oblatos, casais e membros consagrados de aliança.

 

Os consagrados da Comunidade Rosa Mística são aqueles que executam as atividades das obras sociais, seja na coordenação ou em outras funções a eles atribuídas para o desempenho da sua missão, como a organização das casas de acolhimento, à semelhança da hospedaria da parábola do Bom Samaritano:

  1. a casa de acolhimento para os homens vulneráveis pelos vícios, denominada “Casa Betânia”;
  2. as casas de assistência (alimentar, banho, roupa e pequenos pousos) denominadas “Casa Madre Teresa de Calcutá”; e
  3. casas que acolhem pessoas com depressão, problemas espirituais e outras situações psicossociais denominadas “Casa da Misericórdia.

O carisma do Instituto Missionário Rosa Mística, Misericórdia e Compaixão é universal e, portanto, o campo de ação da Comunidade, pode ser exercitado em qualquer segmento da sociedade. No Instituto, isso significa ser samaritano a serviço do ser humano sem acepção de pessoa, condição e credo, bem como cuidar do ser humano, com especial atenção nas casas de acolhimento.

 

Os consagrados da Comunidade Rosa Mística atuam em outras missões fora do Distrito Federal, como:]

  • Na diocese de Bom Jesus da Lapa, no estado da Bahia. Lá atuam na administração e desempenho de funções que a eles são atribuídas no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), tais como: gerenciamento e organização do local para as formações e reuniões dirigidas pelas diversas pastorais da Diocese; locação de salas de reunião, auditório e refeitório, hospedagem e acolhimento dos romeiros, visitantes e lapenses.
  • No Distrito do Rosário, apoiam o pároco local nas atividades pastorais da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
  • No estado do Pará, em Soure, na Ilha do Marajó, coordenam as ações da Casa Madre Teresa de Calcutá, na qual prestam assistência a crianças carentes, como alimentação e outras atividades desenvolvidas nesta Casa.
  • No estado do Goiás, estão presentes na Diocese de Anápolis, onde coordenam e desenvolvem atividades na casa de acolhida das mulheres vulneráveis pelos vícios, a qual é administrada pela Comunidade Católica Senhor Jesus-Naiot.
  • No estado do Piauí, estão presentes em São Gonçalo do Gurgueia, onde auxiliam o pároco local no desenvolvimento de diversas atividades da Paróquia São Gonçalo.

 

A Associação Padre Júlio Negrizzolo tem papel fundamental na atuação da Comunidade Rosa Mística, visto que é a mantenedora de toda missão.